Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

O Lobo Mau (FMI) e a Fada Madrinha(UE)

  Os portugueses andavam e andam com muito medo do FMI/Lobo Mau. E temiam que a UE/Fada Madrinha, levantasse sérios obstáculos quanto ao montante do empréstimo a conceder a Portugal. E tinham toda a razão, uma vez que o próprio primeiro ministro José Sócrates tinha dito que não aceitaria mais governar, se o Lobo Mau entrasse em Portugal, porque as consequências seriam terríveis! Mas como o mundo é redondo o FMI aí está e o primeiro ministro afinal, não só aceita governar (?) como quer uma maioria nas eleições!

A surpresa no entanto, já nem é esta forma deslatada de mentir, mas o comportamento preventivo das duas figuras desta história: O Lobo Mau e a Fada Madrinha!

É certo que analizando em detalhe o estado da economia portuguesa, os estados membros da UE se acautelem relativamente a este grande empréstimo. E também é certo que havendo um empréstimo, tem de haver o pagamento do respectivo juro. Tudo certo até aqui.
Mas a UE não é apenas uma organização monetária, mas também uma organização com uma componente social muito forte. E para isso foi criado em 2010, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira, cujo objectivo fundamental é a salvaguarda financeira dos países da zona euro.

Assim temos o valor do empréstimo total: 78 mil milhões!!!
Empréstimo do FMI: 26 mil milhões a uma taxa que oscilará entre os 3,25 e os 4,25%
Empréstimo da UE: 52 mil milhões a uma taxa que oscilará entre os 5,5 e 6%

Esta é a grande surpresa. Onde está então a coesão social e monetária?
Parece que o Lobo Mau, é muito menos do que isso e que afinal, a Fada Madrinha, decepcionou tudo e todos pela sua falta de sensibilidade! Quem diria? A UE a cobrar mais juros que o FMI?

É muito importante a meu ver a UE. E é muito importante para Portugal. Mas percebe-se que ainda há muito para fazer e muitos obstáculos para vencer! Sempre haverá os mais fortes e os mais fracos, mas uma verdadeira UE, terá de ter componentes estratégicas vitais, como finanças, política externa e forças armadas, a falar a uma só voz. A União faz a força. A solidariedade entre todos pode fazer desta UE uma verdadeira potência á escala global...que sirva todos os que nela nasceram, vivem e trabalham.