Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

As descobertas portuguesas do século XXI

Século XV. Portugal, era um pequeno país encurralado entre uma Espanha poderosa e um oceano ainda mais poderoso. O espaço, era pouco e os recursos, ainda menos. Que fazer? Aceitar o destino e viver para sempre confinado a este cantinho europeu, ou inventar novas maneiras de expansão?

Mourinho VERSUS Real Madrid



Sou o  primeiro a aceitar que nada percebo de futebol!
Mas a verdade  é que, vendo televisão, lendo jornais e consultando a net, vão aparecendo tópicos que ajudam a formar um determinado conceito. Afinal, como tantas vezes acontece, será que um técnico com provas dadas na alta roda do futebol, tem que "engolir ratos vivos", só porque está no Real Madrid?

PRAIA DO (sem) FUTURO-FORTALEZA-BRASIL

Aqui temos, á primeira vista, uma praia com gente, igual a tantas outras espalhadas pelo Mundo. Mas esta é a Praia do Futuro (?) em Fortaleza, Brasil.
As pessoas que se vislumbram á beira mar e a jogar a bola, são meninos e homens já feitos da favela situada em frente á praia.
E eles são os donos da favela, mas também das ruas em seu redor, da praia e também do mar!
E existem várias torres de vigia, onde permanecem todo o dia, polícia e nadadores salvadores. Tudo bem organizado.
Porém, ao chegar á praia, surge o aviso dado pelos seguranças, polícia ou nadadores salvadores: Atenção aí! Nada de aneis nem objectos á vista. Passar para o lado norte da praia, é perigoso! Correcto o procedimento. Mas então que acontece a seguir? O visitante ou turista, brasileiro ou não, sente a sua liberdade coartada. Instala-se o medo e aquele que poderia ser um dia bonito, acaba por se transformar num dia de vigilia e intranquilidade...