Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

Ilha de jaguanum-Mangaratiba-Rio de Janeiro

Manhã cedo, dia quente e um numero imenso de barquinhos coloridos, flutuam no Cais de Santa Luzia, em Angra. Uma fila comprida e ordeira vai-se formando a caminho do cais. Pequenos barcos a motor, vão transportando as pessoas até ao saveiro que se encontra ancorado um pouco mais ao largo. É domingo.

A ilha de Jaguanum, faz parte de um arquipélago de cerca de 365 ilhas, que começam na Ponta do Sino, em Marambaia, prolongando-se até Juatinga, em Paraty.

Jaguanum é uma ilha paradísiaca, com floresta atlãntica e recheada de pequenos caminhos, embrenhados no meio do mato. Imensas teias de aranha flutuam por cima das passsagens, emprestando um aspecto por vezes um pouco assustador, aos menos avisados. Mas é deslumbrante este contacto com a mata verde, que permite um total relaxamento.
 A sua principal praia, Araçá, tem cerca de 250 metros e possui imensas sombras para quem não se quiser expor todo o dia. Imensas jacas espalhadas pela ilha, emprestam aquele ar exótico e tropical por todos apreciado. Á chegada, somos brindados com pequenos e coloridos colares, que são colocados ao pescoço, em sinal de boas vindas.
As estruturas de acompanhamento ao visitante, têem melhorado significativamente e, dada a sua óptima localização, estão previstos investimentos avultados na área do turismo e lazer. Uma ilha belíssima, acessível a partir de Angra, cujo nome é para fixar. Jaguanum. Um dia para passar com a família, num ambiente tranquilo, na praia, mas também, se quiser, na mata. Há muito para apreciar e desfrutar.