Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

A CPLP e a Guiné Equatorial


 


 Uma boa notícia publicada no Jornal Timor Digital, tem a ver com a possível adesão da Guiné Equatorial á CPLP. E é sem dúvida um motivo de regozijo, porque deixa a entender algum fôlego por parte dos responsáveis da Comunidade Lusófona. Num espaço geográfico com influências fortes de outros países europeus e, neste caso a Espanha, que colonizou a Guiné Equatorial até 1968, este pedido de adesão não deixa de ser uma atitude interessante, para nós, falantes do português. É um bom sinal ver países de outras origens quererem aderir aos nossos principios e comungar ideias e interesses em português.

Não descortino o motivo desta aproximação, mas considero-a relevante.

A Guiné Equatorial é um pequeno país, na costa ocidental africana, situado entre os Camarões e o Gabão e foi descoberta pelos portugueses. Com uma população de 620.000 habitantes, tem a sua capital, Malabo situada numa pequena ilha, separada do resto do país e que dista apenas, por mar, 45 km de República dos Camarões! Uma curiosidade, já que as capitais normalmente ficam no continente.
É um país tropical, e a suas principais actividades são a agricultura e a pesca, embora com a exportação de petróleo o seu rendimento per capita tenha aumentado substancialmente.

Curiosamente também, o seu presidente,Teodoro Obiang foi considerado pela revista Forbes, o oitavo governante mais rico do mundo!

Mas se quer saber mais sobre este pouco divulgado país, aqui fica o link. Boa leitura.