Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

O vídeo de agressão a adolescente e as declarações do Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto


Assistimos ao castigo exemplar do Director do FMI, há umas semanas atrás, por agressão e violação de uma empregada de hotel em Nova Iorque.

Esta semana, assistimos a uma agressão que parece combinada, numa escola portuguesa. Tudo a postos, com gravação em vídeo, deixando a agressora, ou agressoras, agir livremente enquanto se procedia ás filmagens (vários telemóveis e outros tantos utilizadores, são vistos no vídeo.)
Depois de feitas as averiguações pela PSP, a agressora e um dos "realizadores do filme" foram condenados e a meu ver muito bem, por um juíz...

Trata-se de prevenir e dar o exemplo, atempadamente, para evitar, a meu ver, a repetição muito possível de tais actos de brutalidade.

Posto isto, vem posteriormente o sr. Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, insurgir-se contra o juíz, que adoptou uma medida própria da idade média, uma vez que há assaltos a ourivesarias e multibancos, etc e os juízes nada fazem...

estamos num país livre, é certo. Como tal, o sr bastonário tem direito á sua opinião, mas neste caso concreto, foi infeliz e desacautelado exactamente em consequência das funções que exerce! Não há que misturar alhos, com bugalhos...

Pergunto. É ou não reprovável esta agressão gratuíta, assistida por pessoas que gozam e filmam o espectáculo? É ou não um exemplo a seguir pelos nossos jovens? É ou não necessário punir atempadamente, para evitar que a moda pegue?

Nem sempre os juízes actuam em conformidade. Mas este, decididamente, não é o caso! Está de parabéns o juíz que decidiu a pena. Tomou a decisão em nome de uma sociedade que se quer livre, mas com princípios de solidariedade e respeito mútuo. É fácil entender que este tipo de comportamentos extremamente desviantes, têem de ser cerceados á nascensa! Em nome de toda a sociedade e em defesa de todos nós.