Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

A morte do antigo presidente brasileiro, Itamar Franco, aos 81 anos

Itamar Franco
Todos os dias morre e nasce gente porque esse facto é a essência da renovação da Humanidade. É o ciclo da vida!

Mas  Itamar Augusto Cautiero Franco, que morreu ontem com 81 anos, vítima de leucemia, nasceu a bordo de um barco de cabotagem, entre o Rio de Janeiro e Salvador. Foi baptizado em Salvador, onde sua mãe viúva, encontraria abrigo em casa de familiares. Sua família era de Juíz de Fora, local onde cresceu, estudou e se formou em engenharia.

Mas a morte de Itamar Franco é motivo também para se falar de um homem que chegou á presidência do Brasil e que, durante toda a sua vida pública, foi um homem de convicções profundas e que sempre procurou encontrar soluções e pessoas, que quisessem transformar, melhorar, o Brasil.

Tomou posse como presidente em 1992 em consequência da renúncia de Collor de Melo. Nesse tempo, o país vivia uma enorme crise económica, com a inflação rondando os 1100% e alcançando quase os 2500%, no ano seguinte. E o Brasil tremia!
E foi em 1994 que o governo de Itamar lançou o Plano Real, que estabilizou a economia acabou com a hiper-inflação, que trazia o povo quase sem dinheiro para sobreviver.
Foi também no seu governo, honra lhe seja feita, que foram elaborados os primeiros projectos de combate á miséria, que afligia o país.

Este homem sério e correcto, talvez seja o único da história do Brasil, livre de escândalos de corrupção!
Por estas tão importantes razões, quando deixou a presidência para Fernando Henrique Cardoso, que conseguiu eleger, mantinha ainda uma aprovação popular de 84%!

Itamar Franco morreu mas merece bem a pena rever e pensar a sua vida. Talvez que o seu exemplo de seriedade e rectidão, possam ser motivo de reflexão para muitos brasileiros que detêm hoje, várias formas de poder. E homens com esta dimensão, não morrem e nascem todos os dias. Estes homens são raros porque fazem da sua própria vida um exemplo a seguir. E não é fácil.
O Brasil está de luto, mas por tudo o que soube construir ao longo da sua longa carreira, Itamar está seguramente no coração de todos os brasileiros e não só!
Se quer saber mais sobre a vida e obra deste grande brasileiro, clique em cima.
Veja imagens da tragetória de Itamar Franco