Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

67 anos depois da batalha de Iwo Jima, onde morreram 27.000 homens, americanos e japoneses!

Faz neste mês de Março, 67 anos que os EUA capturaram finalmente a ilha de Iwo Jima. A foto abaixo ficou famosa em todo o mundo, porque ela representava uma vitória muito importante sobre o Japão. Iwo Jima era uma ilha de muita importância para os japoneses, já que detinha estações de alerta, que avisavam a ilha principal do Japão, da chegada dos aviões americanos.

Ficheiro:Stars and Stripes on Mount Suribachi (Iwo Jima).jpg
É conhecida a tenacidade das tropas japonesas. Antes morrer, que ceder ao inimigo! A ilha era defendida por 22 mil soldados dispostos a dar a vida pela pátria e estava fortificada por uma rede de bunkers e túneis. O objectivo destes homens, era infligir pesadas baixas aos EUA, por forma a provocar o desânimo das tropas e evitar o ataque á ilha principal. Cada soldado japonês ao morrer, teria de levar consigo dez americanos! A relação de forças era contudo muito favorável as tropas americanas, que dispunham de 70.000 homens, contra 22.000 japoneses, dispostos, por uma questão de cultura e honra, a deixar ali a sua vida.

Foram combates violentos e selvagens onde as tropas americanas recorreram á utilização sistemática de lança-chamas e granadas, para além de bombardeamentos muito intensos, para desalojar os japoneses dos seus bunkers.
Quando a bandeira norte-americana foi finalmente colocada no cimo do Monte Suribachi, já os americanos haviam perdido 6.812 homens em combate e os japoneses, cerca de 21.000! Esta foi uma das muitas batalhas que transformaram os EUA numa verdadeira máquina de guerra, reconhecida e respeitada em todo o mundo. Finalmente, mais uma porta se tinha aberto, a caminho da vitória final e da libertação do Pacífico.