A chamada Grande Depressão, que durou desde 1929 até ao início da Segunda Guerra Mundial e que afectou gravemente todos os países ocidentais, terá sido, talvez, o ponto de partida para o estudo e concepção dos micro carros. Com uma população depauperada e faltando de tudo um pouco, tornou-se necessário encontrar viaturas baratas na produção e na venda ao consumidor.
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Eshelman Model 200-EUA-1956 |
Os micro carros são carros especialmente pequenos, com pequenas cilindradas, para um ou
dois passageiros e, por vezes, aparecem com apenas três rodas.
Do ponto de vista fiscal e de seguros, eles geram poupança a quem os tem, porque são equiparados a motocicletas. Nos últimos anos ouve um ressurgimento destes micro carros, devido ao aumento do preço dos combustíveis e para "fugir" ao trânsito nas grandes cidades. O que mais se destaca é o Smart, conhecido de todos.
Mas estes mini-carros, foram produzidos em força e em vários pontos do mundo, a seguir à Segunda Grande Guerra, por motivos económicos e também por escassez de matérias primas e combustíveis, uma vez que se tratava de micro carros, com pequenos motores, fabrico simples e muito económicos. Durante anos, fizeram as delícias de quem os via passar.
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1934 GoliathAtlas-Alemanha |
Na Europa o principal fabricante destas viaturas especiais foi a Alemanha onde as antigas fábricas da
Messerschmitt e da
Heinkel se converteram em importantes produtores, exportando para vários países. A França, por esta altura, também fabricou um grande número destes mini carros, mas foram praticamente absorvidos no mercado interno.
Em Portugal, também se fabricaram pelo menos três marcas diferentes de micro carros, se bem que nunca tenham sido projectos de futuro, devido a problemas diversos. O primeiro mini a ser fabricado foi o AGB Lusito, em 1952.
Logo em 1953, apareceu o IPA 300, fabricado em Porto de Mós.
Mais tarde, em 1978, foi lançado o SADO 500, montado em Setúbal.
Outras marcas foram fabricadas, mas em automóveis com maiores cilindradas e em períodos distintos.
Eis as fotos e características de alguns dos micro carros, muito apreciados na sua época:
ALEMANHA
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Brütsch_Mopetta_1957-RFA-49 cc |
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BMW_600-1957-Alemanha-582 cc |
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BMW, porta do condutor à frente |
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BMW_Isetta_300-1956-298 cc Alemanha |
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Brütsch_V2_1957-98 e 247 cc Alemanha |
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Brutsch V2, vista lateral |
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Fend_Flitzer 101_1950-Alemanha-3 rodas-100 cc |
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FMR TG500-Alemanha-126KM-493 cc |
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Messerschmitt_KR175-Alemanha-1953-173 cc- |
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Messerschmitt KR175, interior |
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Spatz Victoria_1957-Alemanha-250cc |
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Zundapp Janus-Alemanha-1957-245cc-85 km |
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Zundapp Janus, com porta à frente e atrás |
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NSU_1200_TT-1200cc-65kv-150Km 1969 |
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Heinkel_kabine_micro_car_-_1957-Alemanha-eléctrico-90 Km |
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Heinkel Kabine, traseira |
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Fuldamobil_S-2_1954-1955-Alemanha-3 rodas
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EX-REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMÃ
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AWZ_P70_Coupe-RDAlemã-684 cc-1956
Trabant_601Universal-RDAlemanha-600 cc
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ÁUSTRIA
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Felber_Autoroller_1953-Áustria-398 cc |
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Felber_Möve_1954-Áustria-398 cc |
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Haflinger1967-Áustria-646 cc |
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Libelle_1954-Áustria-199 cc
AUSTRÁLIA
Goggomobil Dart-Austrália-300 cc
Zeta_sedan-Austrália-324 cc-1957
FRANÇA
Peugeot VLV-eléctrico-1942-França
Vespa 400-França-393 cc
Avolette-150 cc-França
Citroen 2 cv-França-425 cc
ITÁLIA
1965 FervesRanger4x4-itália-499cc
_Iso_Isetta_-_1953 itália-75 km-236cc
Autobianchi_Bianchina Itália-499cc-22cv-1960
Fiat600-Itália-633cc-110km-1961
Fiat_500A_Standard_Coupe_1939-Itália
GRÃ-BRETANHA
BondBug700ES-Inglaterra-1971-700cc-29kv-102 km
1959 BerkeleySE492-Inglaterra-492cc-30cv-130km
AC_Petitt MarII-1956-Inglaterra-350cc-3 rodas
Bonde Minicar Mark_B-Inglaterra-1952-197cc
Enfield 8000-Inglaterra-eléctrico-7 cv-64 km
HOLANDA
DAF 600-Holanda-1960-590cc-110km
UNIÃO SOVIÉTICA
SMZS3D-UniãO Soviética-1970-346cc-18cv-70km
SMZ S-1l-União Soviética
CHECOSLOVÁQUIA
Aero_Minor-Checoslováquia-615 cc
Velorex_1960-Checoslováquia-171,8 cc
GRÉCIA
Dimitriadis_505-Grécia
POLÓNIA
Mikrus MR-300-Polónia-1959-296cc-14 cv-90 km
JAPÃO
1958_Subaru_360-Japão-359cc
1962_Cony_Guppy-199cc-Japão
Daihatsu bee-Japão-1952-540cc
ESPANHA
Biscuter_100-1954-Espanha-197cc-9cv
Biscuter_comercial_200_C
Kapi_Jip-Espanha-1953-125cc-2cv
PTV_250-Espanha-247cc-11cv-75km-1957
BRASIL
Gurgel_Itaipu_E150-eléctrico-Brasil
PORTUGAL
Ipa 300-Portugal-1958-300cc-15cv
Lusito-1954-Portugal-360cc-6 cv
Sado-550-Portugal-1978-547cc-110km-28cv
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