Bandeiras dos Palop

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Micro carros do Mundo. Solução para a crise.

A chamada Grande Depressão, que durou desde 1929 até ao início da Segunda Guerra Mundial e que afectou gravemente todos os países ocidentais, terá sido, talvez, o ponto de partida para o estudo e concepção dos micro carros. Com uma população depauperada e faltando de tudo um pouco, tornou-se necessário encontrar viaturas baratas na produção e na venda ao consumidor.


Eshelman Model 200-EUA-1956
Os micro carros são carros especialmente pequenos, com pequenas cilindradas, para um ou
dois passageiros e, por vezes, aparecem com apenas três rodas.
Do ponto de vista fiscal e de seguros, eles geram poupança a quem os tem, porque são equiparados a motocicletas. Nos últimos anos ouve um ressurgimento destes micro carros, devido ao aumento do preço dos combustíveis e para "fugir" ao trânsito nas grandes cidades. O que mais se destaca é o Smart, conhecido de todos.

Mas estes mini-carros, foram produzidos em força e em vários pontos do mundo, a seguir à Segunda Grande Guerra, por motivos económicos e também por escassez de matérias primas e combustíveis, uma vez que se tratava de micro carros, com pequenos motores, fabrico simples e muito económicos. Durante anos, fizeram as delícias de quem os via passar.

1934 GoliathAtlas-Alemanha
Na Europa o principal fabricante destas viaturas especiais foi a Alemanha onde as antigas fábricas da Messerschmitt e da Heinkel se converteram em importantes produtores, exportando para vários países. A França, por esta altura, também fabricou um grande número destes mini carros, mas foram praticamente absorvidos no mercado interno.

Em Portugal, também se fabricaram pelo menos três marcas diferentes de micro carros, se bem que nunca tenham sido projectos de futuro, devido a problemas diversos. O primeiro mini a ser fabricado foi o AGB Lusito, em 1952.
Logo em 1953, apareceu o IPA 300, fabricado em Porto de Mós.
Mais tarde, em 1978, foi lançado o SADO 500, montado em Setúbal.
Outras marcas foram fabricadas, mas em automóveis com maiores cilindradas e em períodos distintos.
Eis as fotos e características de alguns dos micro carros, muito apreciados na sua época:

ALEMANHA
Brütsch_Mopetta_1957-RFA-49 cc
BMW_600-1957-Alemanha-582 cc
BMW, porta do condutor à frente
BMW_Isetta_300-1956-298 cc Alemanha
Brütsch_V2_1957-98 e 247 cc Alemanha
Brutsch V2, vista lateral
Fend_Flitzer 101_1950-Alemanha-3 rodas-100 cc
FMR TG500-Alemanha-126KM-493 cc
Messerschmitt_KR175-Alemanha-1953-173 cc-
Messerschmitt KR175, interior         
Spatz Victoria_1957-Alemanha-250cc              
Zundapp Janus-Alemanha-1957-245cc-85 km
Zundapp Janus, com porta à frente e atrás
NSU_1200_TT-1200cc-65kv-150Km 1969
Heinkel_kabine_micro_car_-_1957-Alemanha-eléctrico-90 Km
Heinkel Kabine, traseira                            
Fuldamobil_S-2_1954-1955-Alemanha-3 rodas

                        EX-REPÚBLICA DEMOCRÁTICA ALEMà                                    
AWZ_P70_Coupe-RDAlemã-684 cc-1956

Trabant_601Universal-RDAlemanha-600 cc

                                                                         ÁUSTRIA
Felber_Autoroller_1953-Áustria-398 cc
Felber_Möve_1954-Áustria-398 cc
Haflinger1967-Áustria-646 cc
Libelle_1954-Áustria-199 cc


AUSTRÁLIA
Goggomobil Dart-Austrália-300 cc


Zeta_sedan-Austrália-324 cc-1957


FRANÇA
Peugeot VLV-eléctrico-1942-França

 Vespa 400-França-393 cc

 Avolette-150 cc-França

 Citroen 2 cv-França-425 cc


ITÁLIA
 1965 FervesRanger4x4-itália-499cc

 _Iso_Isetta_-_1953 itália-75 km-236cc

 Autobianchi_Bianchina Itália-499cc-22cv-1960

 Fiat600-Itália-633cc-110km-1961

Fiat_500A_Standard_Coupe_1939-Itália


GRÃ-BRETANHA
 BondBug700ES-Inglaterra-1971-700cc-29kv-102 km

 1959 BerkeleySE492-Inglaterra-492cc-30cv-130km

 AC_Petitt MarII-1956-Inglaterra-350cc-3 rodas

 Bonde Minicar Mark_B-Inglaterra-1952-197cc

Enfield 8000-Inglaterra-eléctrico-7 cv-64 km


HOLANDA
DAF 600-Holanda-1960-590cc-110km


UNIÃO SOVIÉTICA 
SMZS3D-UniãO Soviética-1970-346cc-18cv-70km

SMZ S-1l-União Soviética


CHECOSLOVÁQUIA
Aero_Minor-Checoslováquia-615 cc

Velorex_1960-Checoslováquia-171,8 cc


GRÉCIA
Dimitriadis_505-Grécia


POLÓNIA
Mikrus MR-300-Polónia-1959-296cc-14 cv-90 km


JAPÃO
 1958_Subaru_360-Japão-359cc

 1962_Cony_Guppy-199cc-Japão

Daihatsu bee-Japão-1952-540cc


ESPANHA
 Biscuter_100-1954-Espanha-197cc-9cv

 Biscuter_comercial_200_C

 Kapi_Jip-Espanha-1953-125cc-2cv

PTV_250-Espanha-247cc-11cv-75km-1957


BRASIL
Gurgel_Itaipu_E150-eléctrico-Brasil



PORTUGAL
Ipa 300-Portugal-1958-300cc-15cv

 Lusito-1954-Portugal-360cc-6 cv

Sado-550-Portugal-1978-547cc-110km-28cv