Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

Mourinho VERSUS Real Madrid



Sou o  primeiro a aceitar que nada percebo de futebol!
Mas a verdade  é que, vendo televisão, lendo jornais e consultando a net, vão aparecendo tópicos que ajudam a formar um determinado conceito. Afinal, como tantas vezes acontece, será que um técnico com provas dadas na alta roda do futebol, tem que "engolir ratos vivos", só porque está no Real Madrid?

Já não é recente a polémica que tem constado entre Jorge Valdano, director geral dos merengues e Mourinho. O director dos madrilistas é um homem com muita experiência no futebol e tem prestígio. Mas Mourinho, embora com menos tempo de "lide", amealhou um curriculum que Jorge Valdano nunca terá!
E a verdade é que o verdadeiro treinador do Real é Mourinho e não Valdano, ou outro qualquer.
E toda a gente sabe que, para Mourinho, apenas conta ganhar... em Madrid, Barcelona, Londres ou Setúbal. E não precisa ser empurrado!

Ramon Calderon, antigo presidente do Real, terá dito que com algumas atitudes que tem tomado, Mourinho não estará muitos anos no Real. E eu pergunto. Quem consegue estar?

O actual presidente, Florenttino Pérez, no ultimo jogo com o Barcelona, teria imposto a Mourinho a inclusão, logo de entrada, do brasileiro Kaká. Passados 15 minutos de jogo, saíu por rendimento considerado abaixo do desejável.
E assim, surge a pergunta. O frenezim da direcção do Real Madrid, acontece apenas antes dos jogos importantes?
Uma coisa porém é certa. Todos querem que o Real ganhe e seja o maior de Espanha, da Península e até do Mundo. E Mourinho, actualmente, sem dúvida, também o deseja.
Considerando o plantel dourado e milionário que inclui alguns dos melhores jogadores do mundo, que falha então no Real, que sempre teve e tem tido, os melhores treinadores do Mundo?

Talvez que o Sr. Florentino Peréz não se dê conta. Nem a sua direcção. Nem Jorge Valdano. Mas parece que salta a la vista que os jogadores do Real, serão tudo menos jogadores empenhados! Demasiadas solicitações, publicidade, parcerias, negócios pessoais e o endeusamento de se jogar no Real, talvez façam perder de vista o objectivo global. Ganhar pelo Real! E é para isso que são vergonhosamente bem pagos. O estatuto que conseguiram com o beneplácito daqueles que apenas sabem ver a cor do dinheiro, esquecendo, muitas vezes, tudo o resto!

E como se podem liderar homens que nem sabem quanto dinheiro possuem?

Muito, muito difícil. Talvez que o actual presidente do Real Madrid, tenha de equacionar outras prioridades e outros conceitos! O Club não pode ser apenas a Direcção e os jogadores. O passado recente mostra-o bem. É indispensável criar condições de GRANDE APOIO ao treinador responsável.
Esse homem, tem de sentir por dentro a transmisão dessa força, para poder expelila com a mesma convicção!
E os jogadores dourados, brilhantes e fashion estrelados, poderão então perceber que foram parar ali para trabalhar e não o contrário. Óbviamente, há exepções á regra, que os entendidos sabem perfeitamente.

Termino com uma pergunta? Terá Mourinho, como grande treinador, jogado a cartada certa?
O futuro aí está, não demora nada.