Bandeiras dos Palop

Bandeiras dos Palop

Páginas

Manuel José Lebrão. O acervo da sua obra profissional e da sua obra filantrópica


     
Estátua na Av. Manuel José Lebrão
Para aqueles que de alguma forma ouviram falar de Manuel José Lebrão e da por si fundada Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, importa dizer que este homem, não foi apenas um mero produtor de marmelos de Teresópolis.
 Ele foi muito mais que isso e deve ser realçado, a meu ver, o seu trajecto tanto de profissional avisado e competente, como de benemérito, quer no Brasil, quer em Portugal.

A foto ao lado, mostra a estátua que lhe foi erigida em Vila Nova de Cerveira, Portugal, mesmo em frente ao
Hospital de Cerveira em 2001, na Avenida com o seu nome, Manuel José Lebrão.

Pelo seu valor como homem de negócios e benemérito tanto no Brasil como em Portugal, foram-lhe atribuídas as seguintes ruas com o seu nome:

..Travessa Manuel Lebrão, Glória, Rio de Janeiro.
..Rua Manuel José Lebrão, Teresópolis
..Avenida Manuel José Lebrão, Vila Nova de Cerveira, Portugal.

Busto de Lebrão na Santa Casa Misericórdia Cerveira
Foi um dos benfeitores do Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.

Na Câmara Portuguesa de Comércio e Industria, fundada no Rio em 1867, Lebrão e Cª foi uma das primeiras firmas a apoiar a iniciativa. E como já foi descrito em artigo anterior deste blogue, esteve presente e colaborou em diversas iniciativas quer no Brasil, quer em Portugal.

Ainda hoje, quem visitar a Colombo, pode pedir a Omelete lebrão
Manoel José Lebrão foi o mentor, criador, fundador e dono da Confeitaria Colombo durante 25 anos, responsável por criar a omelete que leva tomate, queijo-de-minas e orégano. Quando saiu do estabelecimento, deixou-o aos funcionários. Lebrão foi também um dos maiores financiadores da Santa Casa de Misericórdia e do Real Gabinete de Leitura.

Mas este homem notável, teve outras grandes atitudes ao longo da sua vida. Mandou construir a sua elegante casa na Quinta Lebrão em Teresópolis, quase com a mesma traça da sua casa na aldeia de Sopo em Cerveira, Portugal.



Em Teresópolis, mandou construir uma escola, que era e é a réplica do Hospital de Cerveira, como se vê na foto abaixo.O mesmo estilo, a mesma frontaria.


Em baixo, a vista da Escola Hygino da Silveira no ano da inauguração, 1926 e a actual.


Em baixo, a vista do Hospital de Cerveira de frente e de satélite.


E como consta do texto de Impressões do Brasil no Século 20, Histórias e Lendas de Santos em 1913
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g38h.htm

ConfeitariaColombo - A Confeitaria Colombo, propriedade dos srs. Lebrão & Cia., é um importante estabelecimento do Rio de Janeiro, onde se encontra toda a sorte de doces, pastelaria, doces em compota e ainda comestíveis finos, importados do estrangeiro, vinhos, licores etc. Tem várias fábricas: uma delas, que trabalha em refinação de açúcar e conservas, fica situada á Rua 13 de Maio, 16 e 18. Possui também um fábrica de marmelada, fundada em 1905, em Teresópolis, e uma fábrica de goiabada em Magé, fundada em 1912. A produção anual destas fábricas é de 1.000.000 de quilos de marmelada, 200.000 quilos de goiabada, 200.000 quilos de bananinha e 200.000 quilos de pessegada.
Na fábrica à Rua 13 de Maio, têm o srs. Lebrão & Cia. os seus maquinismos acionados por motores elétricos do total de 50 hp e por um motor a vapor de 50 hp. A confeitaria fica situada á Rua Gonçalves Dias, 32 a 36, e aí é manufaturada toda a sorte de pastelaria e doces, ficando no mesmo edifício os armazéns da firma, dos melhores no seu gênero.
O estabelecimento ocupa três edifícios ligados entre si e todos de propriedade da firma. Está atualmente passando por uma reforma e vai ficar com quatro pavimentos; a armação do novo pavimento é toda em vigas de aço, importadas da Europa. Concluído esse edifício, será por certo um dos mais belos do Rio de Janeiro. No primeiro pavimento ficará o salão da confeitaria e o salão de banquetes; no segundo, ficará a fábrica de doces e pastelaria; o terceiro e quarto pavimentos serão reservados para depósitos. O custo desta reconstrução parcial é de Rs. 200:000$000.
No seu estabelecimento e fábricas empregam os srs. Lebrão & Cia. um total de 400 pessoas. O chefe da firma é o sr. Manoel José Lebrão, que tem como sócio comanditário o sr. Joaquim Borges de Meirelles. A firma foi fundada em 1894; e o sr. Borges de Meirelles, comanditário da casa em 1898. O sr. Manoel José Lebrão nasceu em 1868, no Minho, Portugal. Veio para o Brasil em 1881; e esteve na Confeitaria Carioca até 1894, quando fundou o presente estabelecimento. Possui várias propriedades no Rio de Janeiro.

E é por todos os acontecimentos aqui resumidos, que não se pode reduzir este grande homem a um mero produtor de marmelos. O seu exemplo foi grande demais. Tão grande, que seria bom se outros o conseguissem seguir.

Já numa fase mais avançada da Colombo, eis a foto da bela Virginia Lane com José Pereira Correia Lopes de Viana do Castelo, talvez por alturas dos 100 anos da confeitaria.
http://memorialdafama.com/biografiasRZ/VirginiaLane.html


O video abaixo, mostra um programa da Conexão Serrana Historias de Teresopolis, que nos conta a historia resumida de Manuel Lebrão.



Aldeia se Sopo, terra natal de Lebrão
António José Lebrão nasceu em 1868 e faleceu em 1933, com 65 anos.